Alagamento, inundação e queda de árvore.
- RM Poá Seguros
- 8 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Meu carro foi atingido, o seguro paga o prejuízo?

Com os constantes vendavais, muitas árvores são derrubadas, deixando rastros de destruição nas cidades, inclusive, atingindo veículos.
Primeiramente, é necessário saber se o veículo atingido pela queda de árvore possui seguro completo. Caso afirmativo, a boa notícia é que o seguro automóvel poderá cobrir os prejuízos causados pela queda de árvore. Essa informação gera um alívio para os segurados.
É bom destacar que quando o seguro automóvel tem coberturas reduzidas (que abrangem apenas roubos e furtos, por exemplo), os danos vindos de uma queda de árvore não são ressarcidos. Por outro lado, se a cobertura for compreensiva, (colisão, incêndio e roubo) engloba os prejuízos provenientes de: (a) Queda de árvore; (b) Alagamentos; (c) Vendavais; etc.
O mercado segurador cada vez mais tem os chamados produtos de entrada, que eventualmente têm algum tipo de restrição de cobertura, mas ajuda a resolver os problemas mais procurados pelos clientes, como por exemplo cobertura para roubo e furto.
O preço do seguro às vezes fica muito barato porque vem com restrição de cobertura, com coberturas reduzidas. Então é fundamental que o consumidor entenda qual oferta está recebendo do seu corretor de seguros, o que ele, consumidor deseja em relação custo x benefício.
Além disso, há responsabilidade dos clientes em não gerar o chamado agravante de risco.
Agravar o risco é aumentar a probabilidade de ocorrência de dano no bem segurado.
No caso de uma enchente, por exemplo, agravar o risco seria tentar passar com o carro em uma rua que está alagada e impedida para o trânsito.
Nesses casos, ao tentar passar em uma rua alagada, que esteja com água na metade da altura do pneu para cima, o veículo tende a perder a aderência no asfalto, aumentando o risco de dano. Caso isso aconteça, o segurado corre o risco de ter que arcar com o prejuízo mesmo tendo contratado a cobertura contra enchentes e inundações no seguro.
Se você tenta passar o carro por uma rua que esteja alagada, primeiro você está colocando em risco sua própria vida. E, se for comprovado que o cliente tentou passar pela via alagada, a pessoa acaba perdendo a cobertura do seguro, já que forçou uma situação de dano.

Muito importante a leitura e interpretação da sua apólice de seguro. As vezes na contratação é analisado qual forma do seguro ficar mais barato, e as vezes, o barato sai caro, porque não contratou o seguro compreensivo, ou seja, o seguro completo.
Fique atento e converse com seu corretor de seguros na hora de contratar uma proteção, seja para seu bem material ou para uma proteção financeira para você e sua família.
Até a próxima
Roberto Martins (Poá)
Comments